quarta-feira, 18 de abril de 2012

SARAU FANTÁSTICO







Um espaço para discussão sobre a produção do fantástico brasileiro. 


A iniciativa pretende ampliar as informações, repercutir as idéias, enriquecer o debate e incentivar o estudo sobre este gênero para todos os leitores, escritores e editoras que publicam livros do gênero em língua portuguesa. 


Organizado por Silvio Alexandre, criador do Fantasticon, o Sarau Fantástico acontecerá no próximo dia 21 de abril, sábado na Biblioteca Pública Viriato Corrêa e, neste primeiro encontro, o tema do evento será o Steampunk, um movimento cultural engajado e multimídia, cuja característica é uma abordagem fantasiosa da estética do Século XIX, através de qualquer forma de expressão, em uma realidade alternativa onde as conquistas científicas e tecnológicas da Belle Époque teriam alcançado sucesso, ou seja, a tecnologia não é feita através da eletricidade, mas movida a vapor. 

Neste gênero, explora-se ao máximo o apelo nostálgico do vestuário e da estética vitoriana, abusando-se de rebites, caldeiras, espartilhos e cartolas, bem como a aparência exótica de máquinas com cilindros de latão e engrenagens à mostra. 

No Sarau, haverá o lançamento do romance "A Máquina Diferencial", marco do gênero steampunk escrito por William Gibson & Bruce Sterling, que acaba de ganhar a primeira versão em português.

Teremos a presença da historiadora e escritora Ana Cristina Rodrigues, da Biblioteca Nacional, que irá falar sobre os costumes, tecnologia e cultura do século XIX, com destaque para a Era Vitoriana, e do professor Carlos Alberto Machado, do Conselho Steampunk - Loja Paraná, que irá explicar o que é o movimento steampunk e seu crescimento no Brasil. 

Além disso, o público terá a oportunidade de apresentar leituras de seus autores preferidos ou
de sua própria autoria.

Você não pode perder.

Data : Sábado, 21 de abril

Horário : das 17:30h às 20:30h

Local : Biblioteca Pública Viriato Corrêa - Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana

Nenhum comentário: