terça-feira, 22 de maio de 2012

SARAU FANTÁSTICO: Criaturas Folclóricas e Mitologia Brasileira

Convite enviado por Silvio Alexandre



Um espaço para discussão sobre a produção do fantástico brasileiro. A iniciativa pretende ampliar as informações, repercutir as idéias, enriquecer o debate e incentivar o estudo sobre este gênero para todos os leitores, escritores e editoras que publicam livros em línguaportuguesa.
Organizado por Silvio Alexandre, criador do Fantasticon. 



Local :

Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana

Data : Sábado, 26 de maio de 2012

Horário : 17:30h às 19:30h


Em MAIO, o tema do evento será


"Criaturas Folclóricas e Mitologia Brasileira".



Histórias, contos, relatos e lendas mexem com o imaginário do homem, que, incessantemente, busca explicações para aquilo que não consegue entender. Essas histórias que afloram na mente do ser humano são preservadas ao longo do tempo e se tornam imortais.

Na ocasião, será lançado o romance "Ouro, Fogo & Megabytes - O Legado Folclórico" (Editora Gutenberg), estreia de Felipe Castilho que pretende mudar a forma em que enxergamos o folclore nacional. Transitando entre uma renovada mitologia nacional e a atmosfera geek que envolve o nosso cotidiano.

O escritor Gustavo Rosseb, autor do livro !A Odisséia de Tibor Lobato" (Editora Patuá), irá mostrar o Folclore brasileiro sob uma nova ótica, apresentando lendas e mitos conhecidos e desconhecidos.

E teremos a presença do índio escritor Olívio Jekupé, do povo Guarani, que irá contar a história do verdadeiro Saci Pererê, uma lenda muito antiga conhecida pelos índios e que apresenará nosso moleque lendário como resultado de uma mistura afro-caipira-tupi-guarani.

Olívio Jekupé mora atualmente na aldeia Krukutu, em São Paulo. Tem vários livros publicados, que conservam e divulgam as histórias de sua comunidade. Engajado na causa indígena, escreve como representante de uma sociedade de tradição oral, sem escrita. Ele é presidente da Associação Guarani Nhe’ê Porã, cujo site é www.culturaguarani.org.br

Além disso, o público terá a oportunidade de apresentar leituras de seus autores preferidos ou de sua própria autoria.

Nenhum comentário: